quarta-feira, 26 de junho de 2013

DesaFrio 2013 - Campeão

No dia 22/06/2013 participei do 10º DesaFrio Urubici com paisagens deslumbrantes e vegetação típica de altitudes que foram companheiras por quase todo o percurso.
Sem a pressão de grandes resultados fui com a intenção de baixar meu tempo doúltimo ano, logo na largada tive um contra tempo onde perdi o equipamento do relógio retardando minha largada me deixando nas últimas posições, como é uma ultra maratona e tudo pode acontecer sai desanimado mais iniciando a prova com um ritmo forte e consistente. Fui apertando os passos para recuperar aquele 1 minuto que pareciam 10 logo no início, a chuva fraca e o frio não atrapalhou o início da prova e logo os atletas foram se espalhando pelo longo caminho de trilhas, rios, lama, pedras, cachoeiras, pontes e lindos animais que apareciam no caminho.
Certamente os pulmões e meu coração acostumado à abundância de ar no nível do mar iriam apresentar algum tipo de reação nas elevadas estradas de Urubici e com o passar do tempo era difícil não sentir os sintomas do ar rarefeito principalmente próximo ao retorno do 26 km onde a temperatura de 3º graus e ventos chegando a 45 km por hora davam uma sensação térmica de - 8º em alguns momentos da prova dificultando o nosso caminho.
Chegando no lugar mais alto de Santa Catarina eu estava entre os 10 atletas que participavam da prova, parei fazendo uma boa hidratação pois a metade da prova já estava sendo concluída em torno de 02:40 minutos. Logo nos primeiros metros de descida minhas pernas começaram a contrair me trazendo grandes caibras e as alterações da oxigenação do sangue decorrente da diminuição na quantidade de oxigênio fornecida aos tecidos eram eminentes, neste momento imaginei que pagaria o preço e já não sabia mais se conseguiria concluir a prova no tempo planejado. Parando algumas vezes para alongar a principal meta era não perder o ritmo e só parar quando as pernas realmente não respondiam, logo o conflito entre a cabeça e o corpo começou mais com a alegria dos amigos da minha esposa e de minha filha que apareciam em alguns momentos da prova os problemas iam se dessipando e grandes energias eram acumuladas naqueles momentos. No km 38 inicia a parte mais difícil da prova descidas íngremes e recheadas de pedras soltas tornando a prova um momento que não existia mais ritmo ou adversários e o pensamento vira se único, não posso me machucar, não quero me machucar.
No final desta etapa encontrei um riacho e logo submergi meu corpo naquele lago frio, fiquei uns 30 segundos naquela água imaginando em diminuir a fádiga em meus músculos de tantas horas de exercício, logo sai para correr e as dores ainda continuavam mais agora faltavam apenas 8 km de estrada de chão em terreno plano.
Neste momento olho o relógio e vejo que estou muito bem na prova, faltando poucos quilômetros para o seu término venho com um ritmo bom conseguindo ultrapassar mais um atleta nesta longa reta, no km 51,5 viro a esquina próximo a igreja no centro da cidade e escuto minha esposa a gritar, PAPAI RICELLI e com o último gás passo a linha de chegada com o tempo de 4 horas e 46 minutos.
O resultado final foi a primeira colocação na categoria 25 a 29 anos com 2 minutos e 40 segundos de vantagem do segundo colocado, 17º colocado geral entre centenas de atletas de 14 estados e 84 cidades do Brasil, o melhor tempo da categoria de todas as edições desta competição que neste ano foi a mais disputada segundo os tempos de todos os atletas na premiação.

Agradeço a minha fámilia "pai, mãe, irmã, esposa e filha" que sem eles não seria possível esse grande resultado, pois cada dia me motivam e me dão mais oportunidades para bem suceder no esporte, meu amor novamente pela alimentação pré prova, aos meus amigos de treinos que foram pontuais nos dias escolhidos para nossos grandes treinos, principalmente a TRIUMPH Fumigações que esta comigo em todas as competições me trazendo uma boa parceria desde sempre, CLindex academia, Marcelo Pfitzer Fisioterapia que fez a colocação do kinesio tape ajudando muito diminuir a fádiga e alguns encomodos que poderiam ocorrer durante a prova muito obrigado pelo exelente trabalho, aos meus amigos que foram para prestigiar o evento e todos que torcem por mim.
Sei que este resultado é fruto de minha dedicação, disciplina e principalmente da força que levo da minha família para estas provas, o resultado é apenas consequência de um conjunto de alegrias, respeito, simplicidade e principalmente humildade, fui para a competição para vencer apenas o meu maior adversário eu mesmo. "Espere o melhor, prepara-separa o pior e recebe o que vier" e neste final de semana eu fui o campeão, OBRIGADO SENHOR, OBRIGADO DEUS, mais um tijolo erguido, dia 07/07 quarta etapa do campeonato catarinense de Triathlon em Balneário Camboriu onde vou brigar para segurar a liderança da categoria.

Um comentário: